O ex-secretário de Finanças de Ourinhos, Leandro Moraes, fez uma publicação forte em seu perfil no Facebook nesta terça-feira (23), onde denuncia uma possível perseguição a servidores públicos da Prefeitura de Ourinhos. Segundo ele, recebeu relatos de uma servidora que teria sido exonerada simplesmente porque algumas pessoas estariam incomodadas com postagens feitas por ele nas redes sociais.
“Não entendi bem... talvez estejam ocupados demais com ‘probremas’!”, escreveu Leandro em tom crítico e irônico.
Na postagem, ele afirma que sempre foi contra qualquer tipo de perseguição a servidores, sejam efetivos ou comissionados, e lembra que usar o cargo público para retaliação é crime, previsto por lei. Leandro cita o artigo 37 da Constituição Federal e a Lei 13.869/2019, que trata do abuso de autoridade. Ele também aponta para o assédio moral como uma violação dos princípios da administração pública.
“Perseguir servidor público é crime. E tem lei pra isso”, destacou. Ainda segundo ele, esse tipo de atitude não é liderança, mas sim “covardia institucional”.
Leandro ainda incentivou denúncias e compartilhou canais onde as pessoas podem relatar casos de ameaça, assédio ou perseguição, como o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Procuradoria Geral do Município, o Sindicato dos Servidores de Ourinhos e até mesmo a Polícia Civil.
Exoneração precoce
A fala de Leandro ganha mais peso quando se lembra que ele mesmo pediu exoneração do cargo de secretário de Finanças da Prefeitura de Ourinhos em fevereiro de 2025, pouco mais de um mês após assumir. Na época, ele também usou as redes sociais para anunciar sua saída e publicou uma frase enigmática: “Quando sentir que não está sendo bem-vindo em algum lugar, saia.”
Leandro é conhecido na cidade por ser proprietário do escritório Exatas Contabilidade, no centro de Ourinhos, e sua curta passagem pela administração municipal levantou questionamentos sobre o clima interno da atual gestão.
Agora, com as denúncias recentes, o ex-secretário reacende o debate sobre o respeito e a valorização dos servidores públicos no município.